segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Colégio Iraci é pioneiro na oferta de Judô em Áreas de Reforma Agrária


Por Rudison Luiz Ladislau

O Judô, esporte praticado por mais de dois milhões de brasileiros, é quase que exclusivamente privilégio dos grandes centros urbanos, sendo ainda praticado na maior parte em academias privadas, em alguns colégios particulares, em raríssimos colégios públicos e não sendo conhecidas experiências de Judô nas escolas do campo, até então.
            Nesse sentido o Colégio Estadual Iraci Salete Strozak, localizado no Assentamento Marcos Freire, Município de Rio Bonito do Iguaçu – Pr poderá ser considerado pioneiro na oferta do Judô na escola do campo e em áreas de reforma agrária. Pois, no dia 16 de agosto de 2011 ficou registrado como a data de mais uma conquista da juventude camponesa e estudantil, data na qual é iniciada as aulas de Judô, neste estabelecimento de ensino.
No Colégio Estadual Iraci Salete Strozak são vários os projetos já desenvolvidos, e de acordo com o Projeto Político Pedagógico da Escola, estes tiveram a função não apenas de serem uma fonte de lazer aos jovens que eram recém assentados, mas também faz parte de uma estratégia de formação dos educandos e uma maneira de evitar a evasão e repetência. Nessa instituição alguns resultados da prática desses projetos foram relatados:

“O fator positivo, além dos destacados acima é com certeza a mudança que a participação nestes projetos tem trazido no âmbito da aprendizagem. Educandos que apresentavam sérios problemas de comportamento, disciplina e mesmo de aquisição do conhecimento apresentam mudanças significativas em um curto espaço de tempo. Por isto mesmo com todas as dificuldades o colégio insiste em manter estes projetos” (PPP-CEISS, 2009, P. 20).

Está concepção de arte/cultura/esporte, vai de encontro com as idéias formativas do fundador do Judô. Quando Jigoro Kano criou o Judô, estava pensando em um sistema educativo de formação humana, que se utiliza dos fundamentos técnicos e teóricos das lutas como mecanismos de desenvolvimento pleno do indivíduo.
Nessa perspectiva, inúmeros autores têm demonstrado e defendidos esse caráter sócioeducativo do Judô, que desenvolve nos educandos a concentração, atenção, adaptação, autocontrole, disciplina, autonomia e contribui no processo de socialização, fazendo-se acentuar o respeito às diferenças e potencialidades individuais. Isso inclusive tem colaborado para uma melhora significativa em sala de aula no processo ensino – aprendizagem. Conforme aborda Santos:

“O Judô, quando trabalhado com o pressuposto teórico que foi idealizado, pode ser considerado um dos esportes mais completos, já que integra arte e filosofia. Como atividade física, todas as partes do corpo entram em ação de todas as formas e se desenvolvem harmoniosamente, adquirindo força, flexibilidade, resistência, agilidade. Filosoficamente, seus princípios e sua disciplina complementam o trabalho que permite um desenvolvimento do caráter, possibilitando ao praticante o autoconhecimento, permitindo que se conheça seus limites e tente superar obstáculos que inicialmente pareçam intransponíveis” (SANTOS, S. 2009, P. 17).

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Referências:
PPP-CEISS. Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Iraci Salete Strozak. Rio Bonito do Iguaçu – Pr, 2009.
SANTOS, Saray G. dos. Judô: Filosofia Aplicada. Florianópolis: UFSC, 2009.

2 comentários:

  1. JORGE LEX PEDROSO RUAS ( judô laranjeiras )24 de agosto de 2011 às 10:47

    Boa tarde !!! professor RUDISON eu quero parabenizar a atitude da escola Iraci que esta tomando essa importante iniciativa quanto ao esporte da comunidade do assentamento, pois acredito que é através do esporte que conseguiremos prevenir outros problemas da sociedade em geral. Mas não posso deixar de ressaltar professor que mais ilustrativa ainda é a sua atitude, que alem de dar essa oportunidade aos alunos do colégio Iraci, também está ampliando o trabalho que vem sendo feito pela associação de judô laranjeiras. Parabém professor RUDISON LUIZ LADISLAU pela sua inciativa, pois é através de pessoas como você que trabalhos sérios como o da associação laranjeiras conquista grandes resultados.

    att: JORGE ALEX RUAS

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  2. Opa Jorge!
    Grato pelos elogios. Ao mesmo tempo que é um pequeno passo, também é uma grande conquista que envolveu e envolve toda a escola, educandos, educadores,comundidade e Associação de judô Laranjeiras.

    Forte abraço!

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