segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Conferência Territorial da Juventude

Por Rudison Luiz Ladislau
  
O que a juventude judoca (e demais esportistas) tem para reivindicar como política pública?

Certo que há muito que se pautar, esse é um momento muito importante para responder essa questão. As Conferências da Juventude, convocada pelo governo federal estão sendo realizadas por todo o Brasil a fim de conhecer as demandas dos jovens. Na região estará sendo realizada a Conferência da Juventude do Território da Cantuquiriguaçú, sendo muito importante a participação de todos os jovens!



O debate sobre juventude vem acontecendo por toda sociedade, em um momento em que se percebe o jovem como sujeito estratégico capaz de modificar as estruturas sociais vigentes. Após a realização da Conferência Municipal da Juventude em Rio Bonito do Iguaçu e da Conferência Regional da Juventude em Laranjeiras do Sul, agora é o hora de realizar a Conferência da Juventude do Território da Cantuquiriguaçú. Oportunidade de pautar as demandas específicas e gerais das juventudes presentes no território, seja ela, a juventude camponesa, indígena, quilombola, trabalhadora, estudantil, sindical, religiosa, dos partidos políticos, das associações de bairros, esportistas, etc.

Dados sobre a situação do(a) Jovem no Brasil
  • Os jovens correspondem a 27% da população brasileira (até 35 anos).
  • 66% estão no mercado de trabalho. Seja na condição de empregado ou a procura de emprego.
  • 55% dos jovens ingressam no mundo do trabalho antes da idade legalmente permitida – 14 anos de idade.
  • 37,6% exercer uma jornada de trabalho superior ao estabelecido legalmente (44 horas semanais).
  • Apenas 5% dos que ingressam na 1ª série terminam o Ensino Fundamental, dos que continuam 13% abandonam o Ensino Médio, dos chegam ao Ensino Superior 40% abandonarão o curso.
  • Grande parcela da juventude brasileira não tem acesso às áreas de lazer, aos bens culturais e esportivos.
 O(A) Jovem da Cantuquiriguaçú

Acima estão apenas alguns dados que trazem uma média da situação do jovem no Brasil. A Cantuquiriguaçú, apesar dos inúmeros avanços obtidos nos últimos anos, continua sendo a região mais pobre do Paraná e a juventude apresenta um cenário tão ou mais crítico que a média nacional.
Um dos apontamentos feito pelo último censo do IBGE, demonstrou que está havendo um esvaziamento populacional na região, principalmente de jovens, que se tornam migrantes na busca de melhores condições sociais. São problemas que atingem o coletivo, mas que a solução até momento tem sido individualizada – a rodoviária tem sido o destino de milhares de jovens!
Nessa perspectiva, a solução para toda essa problemática passa pela organização coletiva da juventude e as conferências são um dos espaços e momentos muito importante de ação juvenil.

Referência: CAMPOS, Anderson. Juventude e ação sindical: crítica ao trabalho indecente. Rio de Janeiro: Letra e Imagem, 2010.

Um comentário:

  1. parabens Rudson é preciso possibilitar aos jovens também, mais interesse e determinação, perspectiva de vida é a gente que faz.

    abraço ..............

    ResponderExcluir