Por Rudison Luiz Ladislau
A exata chegada do Judô ao Brasil ainda é não é consenso entre os diversos autores, mas todos apontam para o início do século XX, quando ocorreu o auge da imigração japonesa ao país, sendo a principal porta de entrada ao país o porto de Santos no Estado de São Paulo, fator que contribuiu em muito para o desenvolvimento do Judô nessa região. A partir de São Paulo, esses imigrantes, muitos dos quais judocas se espalharam pelo país e um outro destino que se destacou foi a região do Norte Pioneiro do Paraná, local onde se dedicavam ao cultivo do café.
Shafranski 1992, observa que Independente da chegada do Judô ao país, tal esporte demora para se organizar, pois é somente em 1954 que vai ser realizado o primeiro Campeonato Brasileiro de Judô e, apesar da existência das regras de competição de Judô Kodokan, oficialmente reconhecida pela Federação Japonesa de Judô, foram criadas as próprias regras brasileiras no Congresso Técnico em que se fazia referência a “rounds”, demonstrando a forte influência do boxe.
A Confederação Brasileira de Judô (CBJ), foi fundada em 1969 mais especificamente no dia 18 de março daquele ano, onze anos depois de ter sido fundada a Federação Paulista de Judô (1958).
Já a Federação Paranaense de Judô (F.Pr.J) foi fundada em sete de Outubro de 1961, por um grupo de professores que se reuniram na cidade de Assaí, Norte do estado, onde se encontrava presente três entidades deste esporte: Liga Londrinense de Judô, pertencente ao município de Londrina, Associação Assaiense de Judô, do município de Assaí e Clube- Esportivo Cultural Uraíense de Judô, do município de Uraí respectivamente. A Associação Assaiense de Judô tinha como Sensei, Sadai Ishihara, 9º Dan, que treinou na Kodokan sendo aluno do Shi-Han (mestre) Jigoro Kano, eleito o primeiro presidente de entidade e em 1993 Sadai foi eleito “Presidente de Honra” desta federação.
A partir da fundação da F.Pr.J. vários foram os seus presidentes, sendo o primeiro, o professor Gentil de Almeida Campos (1961-1967), residente em Curitiba; a seguir tivemos, Jaime Matsu kuwamoto (1967-1973) residente em Londrina; Miguel Martins Fernandes (1973-1979) residente Curitiba; Makoto Yamanoushi (1979-1983 e também no período de 1990-1993) residente em Curitiba; Paulo Ayr Makoski (1983-1990) de Curitiba, de 1993 até 2006 Professor Renato Fruehwith, de Cascavel, e desde então está na Presidência o Sensei Luiz Hisashi Iwashita de Curitiba.
Referências:
Federação Paranaense de Judô - FPRJ. Documento eletrônico disponível em: http://www.paranajudo.org.br/a_federacao.php#, acessado em 10 de setembro de 201.
SCHAFRANSKI, Hélio. Judô. Palmas – Pr: Faculdades Reunidas de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas de Palmas, 1992.
Nenhum comentário:
Postar um comentário